Qual a sua ocupação? Foi com esta pergunta, aparentemente simples e despretensiosa, que o médico italiano, Bernardino Ramazzini, por volta de 1700, ficou conhecido como o “Pai da Medicina do Trabalho”.
Foi na obra De Morbis Artificum Diatriba (As doenças dos trabalhadores), onde Ramazzini descreveu que observava as queixas de seus pacientes e seus ofícios, confirmando assim que o trabalho pode ser um determinante do processo de adoecimento, dessa maneira, ao investigar as doenças de diversas profissões, ele estabeleceu os diagnósticos de doenças ocupacionais.
Assim como os acidentes de trabalho oferecem perdas significativas para todos os envolvidos, uma vez que ele ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução, podendo ser permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, também acontece com as doenças ocupacionais.
Com esta visão, a unidade da Ambev em João Pessoa, dentro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), realizou ações acerca da saúde do trabalhador, entre elas, aferição de pressão arterial, verificação de temperatura, teste rápido de glicemia, medidas antropométricas e orientações sobre hábitos saudáveis de saúde. Ações estas às quais eu pude realizar, enfatizando assim a importância que tem o Enfermeiro do Trabalho no acompanhamento de programas de saúde na empresa.
A Ambev tem um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) bastante atuantes, desta forma parabenizo a empresa por tal iniciativa, assim como agradeço pela confiança em meu trabalho, o qual é votado para a Saúde e Segurança dos Trabalhadores.
Fábio Barbosa
Enfermeiro do Trabalho
@fabiobarbosa_enfermeiro
Comments