O treinamento para formação de membros da CIPA deve ocorrer em conformidade com a Norma Regulamentadora Nº 5. Esta NR estabelece a carga horária, assim como o conteúdo programático mínimo.
Com respeito ao conteúdo programático, este pode ser alinhado com a empresa, uma vez que cada empresa, dependendo de seu segmento, apresenta características e necessidades distintas.
Durante o treinamento, os colaboradores têm a oportunidade de conhecer, ou atualizar seus conhecimentos, referente às práticas de prevenção de acidentes do trabalho e sobre a saúde dos trabalhadores.
No período de 06 a 10 de maio do corrente ano, a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba ofereceu aos membros da CIPA este treinamento, o qual ocorreu dentro de suas instalações na unidade de Intermares, em Cabedelo, o qual foi aplicado pelo SESI (CAT JURC), através do Técnico em Segurança do Trabalho credenciado, Fábio Barbosa.
A comissão eleita/indicada para o período 2019 – 2020, foi bem diversificada no que diz respeito aos setores representativos, onde fazem partes, trabalhadores das áreas dos laboratórios, serviços operacionais, recursos humanos, supervisão educacional, entre outros.
Esta diversidade possibilita à CIPA, estar o mais presente possível nas ações preventivas nos mais diversos setores, oferecendo aos trabalhadores, uma atenção maior às suas práticas laborais, assim como, possibilitando uma efetividade na implementação de programas, a exemplo do PPRA.
Commenti